quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Espiritualidade, Educação e Emancipação Humana

Sinopse

Educar para a paz requer a vivência da educação dialógica. Essa prática, como bem expressou Freire, significa rompermos com o silêncio, pronunciando o mundo, ocupando o lugar de sujeitos críticos, capazes de promover transformações sociais, a partir do conhecimento dos processos dos quais homens e mulheres fazem parte. É imprescindível que a educação leve em conta os conhecimentos prévios do educando fazendo-o reconhecer sua cultura e conhecimento, somente assim sua leitura de mundo irá ser complementada com a leitura da palavra. Nesta fundamentação o discente eleva seu saber da doxa (senso comum) ao conhecimento organizado, ou seja, à episteme. “Em especial, com a leitura deste autor, o professor que enfrenta efetivamente dificuldades de aprendizagem, de concentração e déficits de memória pode encontrar um recurso canalizador do encaminhamento de providências junto aos seus alunos; providencias estas que demandam mais “posturas didáticas”, que propriamente “aulas”, “exercícios”, “atividades” e “provas”.” Professora Marta Cordeiro – Secretária de Educação de Eusébio. “Leiam o livro e descubram as respostas. Muitos aspectos podem ajudar a encontrá-las, no entanto, um é estruturador: a fé em Deus e nos homens e mulheres atuando dialogicamente”. Professora Ercília Maria Braga – Doutora em Educação da Universidade Federal do Ceará.

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